1. A necessidade de reforma

A sociedade coreana no Brasil conseguiu o sucesso econômico dentro de um tempo muito curto, que não se vê na história da imigração do mundo. Por esta razão, a sociedade coreana no Brasil recebeu uma especial atenção, como o ‘grupo de imigração exemplar’, mais desejado de ser assimilada na 82) sociedade brasileira, no final do século 20. A comunidade paroquial também veio crescendo compartilhando a história com a sociedade coreana no Brasil. Como a Igreja Católica na Coreia que aceitou o Evangelho em torno da atuação dos leigos, na época do início da imigração no qual nada estava preparada, os fiéis formaram a comunidade por si só, solicitaram o sacerdote que lhes celebrariam as missas e presidiriam os sacramentos, lutaram para obter um sacerdote responsável e arrumaram o local para os próprios encontros. Como houve o esforço e o trabalho dos fiéis que derivava da fé, conseguiram realizar a comunidade paroquiana de agora. Mas apesar de não ter nenhuma falta externamente, internamente brotava a necessidade de reforma e de novos crescimentos em vários aspectos.

Enquanto a comunidade paroquiana se formava e crescia durante quase 50 anos, sempre houve a diferença nos pensamento e nas ações, derivadas da diferença cultural da Coreia e do Brasil. Vieram formando a comunidade superando estas diferenças com sabedoria, mas algumas vezes, isso se tornava a causa do conflito e deixava uma marca a todos os membros.

No período em que o Pe. Woo Sik Park (José) permaneceu, a comunidade paroquial teve de provar este tipo de dor que vinha da diferença cultural. Por esta razão, o Pe. Woo Sik Park foi transferido encerrando a sua curta permanência. O seu sucessor, o décimo pároco Pe. Yunjea Lee (Pedro), pensou que para que os membros pudessem compreender uns aos outros e se unir, seria necessário a santificação e a reforma interior de cada um dos membros.

O Pe. Yunjea Lee planejou, em vez do crescimento exterior, o crescimento de uma comunidade de fé onde ajudava na santificação do interior invisível, que é fiel na vida de oração cotidiana e na vida de fé. Para isso, para que a vida de fé dos fiéis não dependesse do ambiente exterior, fez com que realizassem os retiros e as palestras extraordinárias por pastores e religiosas da paróquia, preparados por eles pessoalmentes. Antes, estes eram realizados pelos palestristas convidados de fora. O ‘Retiro de Aprofundamento de Fé’ de 2012, as palestras extraordinárias realizadas em todos os anos durante as épocas de Advento e de Quaresma, as palestras extraordinárias bíblicas e a Escola de Oração de Interiorização realizada em 2015, foram as tentativas concretas para esta finalidade.

Também, para minimizar as confusões e os conflitos infrutíferos entre os grupos, causadas pelo pastor não estar situado no eixo central da paróquia, reorganizou o processo administrativo da paróquia. Nessa, incluiu a parte financeira, e foi criado o Departamento de Auditoria para realizar a inspeção financeira da paróquia e dos grupos apostólicos, fazendo com que todo o processo financeiro da paróquia se tornasse transparente.

Antes de tudo, fez da ocasião dos ’50 anos da fundação da paróquia’ de 2015 uma oportunidade para a renovação e a união dos membros da paróquia, uniu as forças dos pastores, das religiosas e dos fiéis, esforçando para que a comemoração de 50 anos não terminasse em um evento passageiro, mas que se tornasse um ponto de virada para a perspectiva de outros 50 anos futuros. A respeito do conteúdo dos eventos da Comemoração de 50 anos de Fundação, registramos abaixo separadamente.

Os passos deixados da paróquia (exposição de fotos)

2. Acolhendo os 50 anos da fundação da paróquia

O Pe. Yunjea Lee, no dia 23 de fevereiro de 2013, lançou a Comissão Preparatória nomeando o S r. Ho Jung Suh (Daniel) como o presidente. A partir do dia 3 do mês seguinte, iniciou o Movimento de Oração do Rosário, para que a comunidade paroquiana pudesse preparar os 50 anos, apelando a direção futura para avançar com um só coração. Ficou resolvido a edição do documento sobre a história de 50 anos passados da comunidade, e pediu a consultoria ao Pe. Jung Hwan Kim do Instituto de Pesquisa sobre a História da Igreja Nepo, e no dia 30 de março, compôs a Comissão de Edição da História de 50 anos da Comunidade. Também, para refletir os passos de 50 anos de jornada, compôs o Grupo de Divulgação Pública, e a partir do dia 30 de novembro de 2014 (primeiro domingo de Advento) iniciou a exposição de fotos a respeito, na entrada da igreja.

Presidente da Comissão Preparatória de 50 anos da Fundação da Paróquia: Ho Jung Suh (Daniel)
Comissão da Edição de História de 50 anos da Comunidade:
– Presidente: Pe. Yunjea Lee (Pedro)
– Membros da edição: Hae Kyung Jin (Angélica), Ji Won Baek (Laurência), Eun Ha Park (Estela), Su Jee Kim (Verônica)
– Membros da divulgação pública: Ir. Kyungae Park (Sabina), Jung Min Kim (Viviane), Yoon Kyung Seo (Margarida)
– Edição: Pe. Jinkyu Park (José), Pe. Jung Hwan Kim (João Batista)

Os livros transcritos da Bíblia, com a participação de muitos fiéis.

A transcrição da Bíblia que incentivou uma vida em torno da Bíblia, foi realizada em duas vias, da transcrição particular e da transcrição em conjunto. A transcrição em conjunto começou no dia 16 de março de 2014. No caso da transcrição em coreano, participaram 90 pessoas e terminaram no dia 29 de junho. No caso da transcrição em português, participaram 61 pessoas e terminaram no dia 30 de novembro. Na transcrição particular, até o dia 28 de junho de 2015, no total de 5 pessoas – Moon Ik Lee (Bárnaba), Young Ja Ban (Lugarta), Kye Ok Chun (Maria), Young Hee Cho (Lúcia) e Hye Ja Shin (Margarida) – completaram a transcrição total do Antigo e do Novo Testamento.

Trecho bíblico como lema de 50 anos da fundação da paróquia

A comunidade paroquial que vinha se preparando uma a uma com a dedicação de orações do rosário e das transcrições de Bíblia, no dia 30 de novembro de 2014, no primeiro domingo de Advento, entrou com seriedade na comemoração de 50 anos. Com o trecho bíblico “Como santuário santo, no Senhor.” (Ef 2,21) como lema, em março do ano seguinte, realizou um fórum com níveis separados por gerações, para refletir o passado e erguer uma perspectiva nova. No dia 31 de maio, realizou um fórum geral com todos os fiéis, para englobar e organizar os fóruns por níveis de gerações já realizados. Ficou de organizar mais tarde, uma comissão para poder visar as medidas que permitem praticar os seus resultados concretamente. A Missa de Ação de Graças de 50 anos da Fundação, foi celebrada na Catedral da Sé, no dia 10 de maio de 2015, presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo. Durante a missa, foi ofertada a imagem da ‘Nossa Senhora Rainha’ (imagem em estilo coreano) e o ícone em mosaico do ‘Santo Andréas Kim Degun’, os padroeiros conjuntos da paróquia. Também, no período definido da Festa em Comemoração aos 50 anos, foram realizadas vários eventos, iniciando com a ‘6ª Festa de Hyodo’ (25 de julho), o ‘Concurso do Coral das Pequenas Comunidades’ (28 de julho), e o ‘Conserto Livre’ (31 de julho) no qual participaram o Grupo de Acompanhantes Laudate, o Coral Dominus, o Coral Hosana, o Coral Infantil e a Banda Juvenil etc. Além disso, houve o evento do ‘Dia de Festival dos Jovens’ e a celebração da ‘Missa em Ação de Graças com a Juventude’ presidida pelo Cardeal Arcebispo Dom Odilo. No dia 2 de agosto, foi celebrada a ‘Missa em Ação de Graças pelos 50 anos da Fundação da Paróquia’, presidida pelo Bispo de Daejeon, Dom Heung Sik Yoo. Além disso, para deixar o registro em vídeo, não somente a história da paróquia mas também a história da imigração católica que comemora no dia 12 de janeiro de 2016 os seus 50 anos, foi determinado a produzir os documentários a respeito e transmitir pela TV. Para este fim, consultaram a mídia católica, a TV Paz da Coreia. Estes documentários serão produzidos em coreano, mas com a legenda em português, visando ajudar na transmissão para os fiéis nascidos e crescidos no Brasil, sobre a história da sociedade da imigração inicial, e da história da fé da paróquia que foi lavrada com as mãos vazias.

3. A situação atual da paróquia com seus 50 anos

1) Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral da Paróquia Pessoal Coreana São Kim Degun possui como sua característica, o pastor e os membros permanentes se situarem na parte baixa, como se vê na seguinte planta da organização. Isto é para lembrar que o Co n s e l h o Pastoral existe para servir a comunidade paroquial, e também evocar o objetivo da comunidade paroquial, que é realizar a vontade de Deus. A partir de 2014, improvisou com que os presidentes das pequenas comunidades também participassem na reunião do Conselho Pastoral, permitindo a saída da pastoral em torno do eixo dos grupo de apostolado, e a possibilidade de comunicação mais próxima com os fiéis. Também visou a maior reflexão das variadas opiniões dos fiéis nas atividades pastorais.

tabela5) Planta da Organização do Conselho Pastora

2) Conselho das Pequenas Comunidades

Conselho das Pequenas Comunidades, que é a unidade básica regional para a evangelização e a formação da comunidade paroquial, atualmente está organizado por 4 comunidades e 9 pequenas comunidade, com 29 unidades básicas.

3) Número de fiéis

Hoje, no dia 1 de julho de 2015, em que se depara com os 50 anos, os fiéis pertencentes à Paróquia Coreana São Degun Kim foram contados em 3.478 pessoas, de 1.077 famílias, incluindo os das comunidades. A tabela abaixo é o registro anual desde 1982 até agora, e mostra como os números dos fiéis variam.

tabela 8) Número dos fiéis por ano