하느님 나라를 위한 선택 – A escolha para o Reino de Deus

어떤 의사가 응급 수술을 해야 한다는 긴급 전화를 받고, 외부에서 병원에 급히 들어와 수술실로 향했습니다. 수술실 앞에서 수술을 기다리던 아이의 아버지가, 의사를 보자마자 화를 내면서 말했습니다. “오는 데 종일 걸리나요? 지금 내 아들의 생명이 얼마나 위급한데… 당신은 의사로서 책임감이 없는 것 같군요.” “죄송합니다. 제가 외부에 있어서 전화를 받자마자 달려왔습니다. 수술을 시작 할 수 있도록 조금만 진정해주세요.” “진정하라고요? 만약 당신의 아들이 지금 여기 있다면 진정할 수 있겠어요?” 그렇게 의사는 수술실로 들어갔고, 차분히 수술을 시작했습니다. 몇 시간 후, 수술을 잘 끝내고 나온 의사가 아버지에게 말했습니다. “수술은 성공적입니다. 다른 상황은 간호사에게 물어봐 주세요.” 그러고는 수술실에서 급히 달려 나갔습니다. 이를 본 아이 아버지는 화를 내며 간호사에게 말했습니다. “아니, 저 의사는 왜 저렇게 거만 한 거요? 내가 아들의 상태를 묻기 전에 가버리다니… 좀 더 기다려줄 수는 없는 건가요?” 이 말을 들은 간호사는 상기된 얼굴로 대답했습니다. “의사 선생님의 아들이 어제 교통사고로 목숨을 잃었습니다. 지금 장례 중이지만 수술 연락을 받고 급히 들어온 것입니다. 의사 선생님은 슬픔을 억누르고 아드님의 목숨을 살리고, 당신 아들의 장례를 마무리하러 급히 가신 거예요.” 의사 입장에서 보면 수술이라는 복잡하고 섬세한 일을 하기 위해서는 감정에 흔들려서는 안 될 것입니다. 더구나 아들의 죽음이라는 큰 충격을 받고 큰 슬픔에 잠겨 아무것도 손에 잡히지 않았을 상황에서도, 수술실로 향할 수 있는 그 의연함은 생명을 책임지는 의사로서의 사명감에서 비롯된 것입니다.

우리는 9월 한국 순교자 성월을 지내고 있습니다. 우리 한국의 순교자들은, 유교가 사회의 근간이 되었던 시대를 새로운 사상으로 흔들고, 조선의 신분제도에도 정면으로 맞서며, 전통을 흔든다는 온갖 비난과 심한 박해에도 불구하고, 신앙의 선구자로서의 사명을 다하셨습니다. 무엇보다 그들을 힘들게 했던 것은, 순교의 칼날에 아래 목을 내미는 것은 어렵지 않았으나, 시퍼렇게 살아 어머니, 아버지를 찾는 자식들을 눈앞에 두고 형장으로 향하는 일이었을 것입니다. 또 그 반대로 부모님과 가족, 친척들 모두를 대역죄인으로 만들어버리는, 심한 부담감과 죄책감을 이겨내야 했던 것도 힘든 일이었습니다. 하지만 이런 인간적 감정에 흔들리지 않았던 많은 이들이, 한국의 신앙의 텃밭을 일궈냈습니다. 지금 생각하면 참 기가 막힌 일이고, 뭐라 말할 수 없는 안타까운 일입니다만, 그들의 신앙 안에서 내세에 대한 확신이 있었기 때문에 가능했다고 생각하면, 지금 우리들의 신앙을 다시 돌아보게 됩니다. 하늘나라에 대한 확신이 있다면, 사실 우리는 세상에서 욕심과 집착을 쉽게 버릴 수 있을 것이고, 하늘나라에 보화를 쌓는 일에 더욱 사명감을 가지고 임할 수 있을 것입니다.

과연 나는 하늘나라를 믿습니까? 나에게 하늘나라는 어떤 곳입니까? 나는 하늘나라를 가기 위해 얼마나 노력하고 있습니까? 얼마 남지 않은 9월의 시간에 함께 묵상 해보도록 합시다.

Após receber uma chamada urgente sobre uma cirurgia de emergência, o médico que estava do lado de fora correu para dentro do hospital e foi para a sala de cirurgia. Assim que viu o médico, o pai da criança que estava aguardando pela cirurgia fora da sala disse bem nervoso: “Você precisa de um dia inteiro para chegar aqui? Você não sabe que a vida do meu filho está em perigo? Acho que você não tem a responsabilidade que um médico deveria ter.” “Desculpe-me. Eu estava do lado de fora e corri assim que recebi a ligação. Por favor, acalme-se um pouco para podermos iniciar a cirurgia.” “Acalmar? Se o seu filho estivesse no lugar, você conseguiria se acalmar? Então, o médico entrou na sala e começou a cirurgia calmamente. Algumas horas depois, o médico saiu da sala e disse ao pai: A cirurgia foi bem sucedida. Por favor, se senhor quiser saber sobre a situação do seu filho peço para que pergunte à enfermeira”. E então, o médico saiu correndo da sala em direção a outro lugar. O pai viu esta situação e falou para a enfermeira: “Por que esse médico é tão arrogante? Ele saiu correndo antes mesmo de ouvir as minhas perguntas sobre o meu filho… ele não poderia ter esperado um pouco?” A enfermeira que ouviu isso respondeu se lamentando: “O filho dele perdeu a vida em um acidente de carro ontem. O velório está acontecendo agora, mas assim que recebeu essa chamada de emergência ele veio correndo para a sala de cirurgia. Por um momento, ele deixou a tristeza de lado, salvou a vida do seu filho e agora está indo às pressas terminar o velório. ” Para um médico conseguir realizar cirurgias complexas e delicadas, ele não pode se deixar levar pelas emoções. E mesmo com o choque que teve com a morte do próprio filho, mesmo em situação de tristeza onde não conseguiria fazer mais nada, ele foi capaz de ir até a sala de cirurgia. Essa atitude que ele teve em salvar uma vida vem do senso se dever como médico de comprometimento e de responsabilidade.

Estamos passando por um mês sagrado, o mês de setembro dos Mártires Coreanos. Em uma era onde o confucionismo ainda era a base da sociedade, os mártires coreanos conseguiram difundir as novas ideias. Enfrentaram de frente a identidade da dinastia coreana e mesmo com diversas críticas e perseguições por abalar a tradição, os mártires cumpriram a missão como pioneiros da fé. O mais difícil para eles não foi colocar o pescoço diante da lâmina, mas sim, o caminho que fizeram até o local do sacrifício – o momento em que deixavam os filhos que os procuravam desesperadamente – e por outro lado também, superar esse sentimento de culpa por ter tornado os pais, os familiares e os parentes vítimas de perseguição. No entanto, muitos daqueles que não foram abalados por esses sentimentos conseguiram construir o “Jardim da Fé” na Coreia. Pensando agora, é um absurdo e uma situação lamentável e se pensarmos que isso só foi possível porque eles tiveram a certeza da fé, nós precisamos rever como a nossa fé está agora. Se acreditamos no Reino de Deus, podemos facilmente abandonar a ganância e a obsessão no mundo para estarmos mais comprometidos em construir tesouros no céu.

Será que eu acredito do Reino de Deus? Que tipo de lugar é o Reino de Deus para mim? O quanto eu estou me esforçando para ir para o Reino de Deus? Gostaria de pedir a todos para que tenham um momento de oração e meditação nesse pouco tempo que ainda temos no mês de setembro.