평신도 사도직의 분야: (2) 가정 – Departamentos de apostolado leigo: (2) a família

혼인과 가정은 사회와 교회 안에서 고유한 위치를 차지하고 있습니다. 하느님께서는 혼인과 가정을 사회의 원천과 기초로 삼으셨고, 하느님을 드러내는 작은 교회가 되게 하셨기 때문입니다.

그러므로 부부 간에 서로 협력하고, 자녀들, 다른 식구들과도 협력해야 합니다. 특별히 자녀들에게 말과 행동으로 그리스도인의 생활방식을 기르며, 혼인성소와 사제수도성소의 선택을 현명하게 도와주는 것입니다. 가정에서 수행해야 할 중요한 것은 다음과 같습니다.

1. 혼인은 거룩한 것이고, 갈라질 수 없는 것임을 삶으로 드러내야 합니다.
2. 자녀를 그리스도인으로서 양육하는 것은 가정의 권리이자 의무입니다.
3. 가정의 품위를 지키기 위한 정치적 의사표현을 분명히 해야 합니다.
(가정의 권리보장을 위한 시민단체참여, 투표, 가정의 질적 향상을 위한 주택, 자녀교육, 노동조건, 사회 보장, 납세 등에 대한 정당한 주장)

가정 구성원들은 가정을 또 하나의 작은 교회로 만들어야 할 사명이 있습니다. 서로 사랑하고, 함께 기도하며, 모든 이에게 봉사함으로써 가정의 사명을 다하는 것입니다.

가정의 여러 가지 활동 중에서 다음 몇 가지를 들 수 있습니다. 버림받은 어린이들을 입양하는 일, 손님을 친절히 대접하는 일, 학교 운영을 도와주는 일, 청소년에 대한 조언과 물질적인 도움, 결혼을 더 잘 준비하도록 도와주는 일, 교리를 알려 주는 일, 경제적 내지 윤리적 위기에 처한 부부와 가정에 대한 도움, 노인들에 대한 지원 및 노인복지에 대한 관심을 갖는 것 등이 있습니다.

이러한 노력으로 가정은 작은 교회가 되고, 그 작은 교회들이 모여 한분이신 하느님을 찬양하는 공동체가 될 것입니다.

“너희의 빛이 사람들 앞을 비추어, 그들이 너희의 착한 행실을 보고 하늘에 계신 너희 아버지를 찬양하게 하여라(마태 5,16).”

O casamento e a família têm um lugar único na sociedade e na igreja. Porque Deus fez do casamento e da família a fonte e fundação da sociedade, e tornou-o numa pequena igreja que revela Deus.

Portanto, os casais precisam cooperar uns com os outros, com os seus filhos e também com os outros membros da família. Em particular, deve ensinar as crianças a viver numa vida de cristão com palavras e ações, e sabiamente ajudar na escolha entre o sacramento de matrimônio e no sacramento do sacerdócio. Coisas importantes para fazer em família são:

1. O casamento é sagrado e deve ser revelado à vida que não pode ser separado.
2. É direito e dever da família nutrir uma criança como cristã.
3. Deve-se ter uma posição política para manter a dignidade da família.
(Manifestação legal sobre justificativa para habitação, educação infantil, condições de trabalho, previdência social e tributação para participação de grupos de cidadãos, votação, melhoria qualitativa da família para garantir o direito à família)

Os membros da família têm a missão de tornar a família numa pequena igreja. Amar uns aos outros, rezar juntos e servir a todos, para cumprir a missão da família.

Entre muitas atividades da família incluem também: Adoção de crianças abandonadas, hospitalidade dos convidados , ajudar na direção da escola, aconselhamento e assistência material aos jovens, ajudar a preparar melhor o casamento, ensinar a doutrina, a ética e a economia, apoiar os casais e famílias em crise, apoiar os idosos e interessar-se no bem-estar dos idosos.

Com esse esforço, a família se torna numa pequena igreja e as pequenas igrejas se reúnem para se tornar uma comunidade que louva a Deus, que é único.

“Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.(Mt 5,16)”